domingo, 20 de abril de 2025

Eucaliptos são uma ameaça à biodiversidade

 Eucaliptos são uma ameaça à biodiversidade

É a conclusão de um estudo da Universidade de Santiago e do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha publicado na revista científica Forest Ecology and Management

A proporção de eucaliptos é o principal fator no declínio das aves florestais nativas no noroeste da Península Ibérica, segundo um estudo da Universidade de Santiago (USC) e do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha .

"A expansão das plantações de eucalipto no noroeste da Península Ibérica — que já cobrem 30% da área florestal da Galiza — transformou drasticamente a paisagem e representa sérias ameaças à biodiversidade", explica a equipe de pesquisa, que comparou 240 manchas de floresta nativa e de eucalipto.

O estudo foi conduzido pelos pesquisadores da USC Fernando García-Fernández, María Vidal e Jesús Domínguez, juntamente com Adrián Regos, da missão biológica galega do CSIC.

Num estudo recente realizado no Parque Natural das Fragas do Eume , investigadores analisaram como as características da vegetação afetam a comunidade de aves florestais.

“As plantações de eucalipto abrigam muito menos espécies de pássaros e indivíduos do que as florestas nativas, e o fator mais determinante nesse declínio é o próprio eucalipto, devido ao seu suprimento limitado de alimento e abrigo”, observam, acrescentando que mesmo os maiores espécimes não podem substituir o papel ecológico das árvores nativas maduras.

Pesquisadores propõem uma solução de gestão: incorporar faixas de vegetação sem eucalipto nas plantações, onde a vegetação nativa pode crescer livremente. “Isso promoveria a biodiversidade e, ao mesmo tempo, poderia melhorar a produtividade florestal graças ao controle biológico de pragas por aves insetívoras”, indicam.

A pesquisa, publicada na revista científica Forest Ecology and Management , mostra que a presença de árvores nativas maduras é essencial e que os eucaliptos maduros não substituem seu papel ecológico. 


https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378112725002221