Quilombos são comunidades formadas por pessoas que fugiam da escravidão, e eram espaços de resistência ao sistema escravista colonial no Brasil. Os escravos fugiam em busca de liberdade, organizavam-se em comunidades autónomas formando os Quilombos, o mais conhecido deles é o Quilombo dos Palmares.
O Quilombo Campinho está a 20Km de Paraty.A origem do Quilombo Campinho da Independência é muito particular. Todos os moradores são descendentes de três escravas: Antonica, Marcelina e Luiza. Segundo as histórias contadas pelos mais velhos, as três não eram escravas comuns, pois possuíam cultura, posses e habitavam a casa-grande.
A cultura quilombola é uma rica manifestação cultural brasileira que representa a luta e a resistência de comunidades negras que se estabeleceram em territórios remotos, isolados e muitas vezes inacessíveis, durante o período colonial. Na região de Paraty, existem diversas comunidades quilombolas que preservam suas tradições e sua identidade cultural, e que contribuem para a riqueza cultural do país.