quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Para um possível Dicionário Político

Para um possível Dicionário Político

Os 4 principais paradigmas ou Tipos Ideais de Sociedade:

Fascismo = é um colectivismo nacionalista.

Liberalismo = é um individualismo competitivo

Comunismo = é um colectivismo de classe.

Anarquismo = é um individualismo fraternal.



Para mais desenvolvimentos:
 
Fascismo = é um colectivismo gregário e nacionalista
Valoriza o Estado como factor de coesão social e a luta entre Estados e Nações, num processo de regressão histórica e social ao estádio tribal. Defende as várias formas ditatoriais quer as mais antigas (tirania, cesarismo despótico,etc) quer as mais modernas (Big Brother) e é anti-democrático. Impõe uma Moral comunitarista ( etnocêntrica) com valores rígidos e pretensamente superiores.


Liberalismo = é um individualismo competitivo.
Valoriza a concorrência no mercado, numa espécie de darwinismo social (selecção natural das espécies), como factor de progresso. Defende a meritocracia (= o poder dos mais fortes e dos melhores), e preconiza a democracia das elites ( isto é, a existência dos Partidos em luta pela conquista do poder), com um Estado mínimo a tutelar essa competição entre elites políticas (competição partidária) e empresariais (concorrência comercial). Preconiza a regra moral do «vale tudo» regulado com o princípio segundo o qual a minha liberdade só termina quando começa a liberdade do outro.



Social-democracia = é uma variante social do liberalismo (isto é, com mais tutela e regulação do Estado) e que, socialmente, se traduz pela consolidação e reforço das classes médias e dos mecanismos de segurança social, mas sem mexer nos mecanismos de Acumulação do Capital. Pretende uma economia de mercado sob controle do Estado e organizar um capitalismo «civilizado» e, por vezes, populista ( co-gestão, trabalhadores accionistas, etc). Culturalmente defende valores de um racionalismo e humanismo clássicos e está associado àquilo que se chama a modernidade burocrática. Economicamente liga-se ao Welfare State e ao modelo de produção fordista (isto é, produção em série e consumo em série).
Variantes: trabalhismo, social-democracia nórdica e socialismo democrático no sul.
 

Comunismo = é um colectivismo de classe.
Valoriza a luta de classes como factor de progresso. Defende a democracia das maiorias ( povo, classe social do proletariado e dos assalariados). Segue uma Moral de classe ( o que é bom para uma classe não o é para a outra)
Variantes: marxismo-leninismo; conselhismo; maoísmo, estalinismo

 
Anarquismo = é um individualismo fraternal.
Valoriza a emancipação social ( a libertação dos constrangimentos sociais ) como factor de progresso. Desde logo, dos oprimidos e explorados, mas que se estende a todo o indivíduo. Critica a ideologia democrática na medida em que a vontade maioritária se sobrepõe à vontade soberana dos indivíduos, que se agrupam (ou se federam) conforme as suas afinidades prescindindo de qualquer mecanismo de mediação política (ou seja, o Estado). Defende a ética libertária = a liberdade dos outros é um valor acrescentado à minha própria liberdade.
Existem várias variantes desde o anarco-sindicalismo até ao anarco-comunismo, passando pelo anarquismo da ecologia profunda, do municipalismo libertário,da ecologia social, do anarco-individualismo, etc.
Nota Importante: há quem diga que o anarquismo não é uma doutrina política nem muito menos um Modelo de sociedade, mas antes uma atitude ética perante a vida, um modo de estar e viver em sociedade.